top of page

Você sabe porque a gravidez é contada em semanas e não em meses?

Porque para os médicos existem condutas a serem adotadas quando se completam 42 semanas de gestação, dependendo do risco gestacional, ou antes de chegar numa gravidez considerada prolongada.



Um dos motivos dessa escolha de conduta é a placenta! Ela é um órgão diferentão, que nasce com o bebê e falece - quando tudo corre bem - após o nascimento do bebê. Só que ela também corre o risco de envelhecer e ter seu funcionamento prejudicado antes do nascimento do bebê.


As placentas acima de 42 semanas tem mais chances de apresentar calcificações e apresentar mal funcionamento para as trocas gasosas e nutricionais do bebê.


Então, como protocolo pensando em oferecer maior segurança para gestantes e fetos, é adotado a indução da gravidez após completar 41 semanas de gestação.


Essa data pode variar um pouco dependendo do Estado e da assistência. Não quer dizer que sua placenta para de funcionar como uma bomba relógio, quer dizer que a medicina busca reduzir riscos dentro de uma gama de possibilidades e por isso irá indicar a você uma indução/interrupção da gravidez.


Como não há como saber em quais gestantes a placenta seguirá com bom funcionamento ou não, a medicina optou por este caminho.


Outros motivos são os maiores riscos de fetos grandes (acima de 5kg), aumentando as chances de distócia e traumatismo no bebê, e redução do líquido amniótico, sendo super importante a mãe manter uma boa hidratação durante o final da gestação e monitorar os movimentos fetais.


Essa decisão de interromper a gravidez deve ser feita entre gestante e médico, baseado também nos interesses da gestante, em suas próprias convicções e informações sobre riscos e benefícios de uma indução ou de uma cirurgia.


Mas pra quem quer saber quantas semanas e quantos meses, ai vai uma tabela de equivalência:


Meses Semanas

1º mês 4 semanas e meia

2º mês 9 semanas

3º mês 13 semanas e meia

4º mês 18 semanas

5º mês 22 semanas e meia

6º mês 27 semanas e meia

7º mês 31 semanas e meia

8º mês 36 semanas

9º mês 41 semanas

Espero que tenham gostado, ainda estou aprendendo sobre essa exposição digital, um abraço!


www.florescerfloripa.com

@florescerfloripaa

@dehmaepramae 



E aqui uma barriga de 35 semanas, época boa para tirar suas fotos de recordação!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Doula, pra quê te quero?

Uma ocupação razoavelmente desconhecida na atualidade pelas construções sociais e novas formas de se relacionar que a urbanização e a vida nas cidades trouxe. Sabe aquela mulher que cuidava da gestant

Comments


bottom of page